Contabilidade : qual a sua importância num negócio?

Contabilidade : qual a sua importância num negócio?

A contabilidade em um negócio é essencial pois permite que os custos sejam analisados e que haja uma mensuração dos resultados dos investimentos que foram feitos. Assim, a contabilidade tem a função de não só manter um negócio regular, mas também influenciar diretamente no planejamento e na gestão empresarial para a tomada de decisões.

Uma contabilidade bem organizada resulta no desenvolvimento financeiro da empresa, na redução de impostos por meio de um planejamento tributário eficiente, além de ser possível simular cenários e identificar as práticas adequadas para a melhoria do negócio.

A gestão contábil em um empreendimento é fundamental independente do seu porte, segmento e da sua forma de tributação. É nela que ficam registrados todas as atividades realizadas na empresa.

A contabilidade também cuida de todas as questões relativas ao Patrimônio da empresa seja ela com ou sem fins lucrativos e de pessoas físicas ou jurídicas.

Mais do que alguém que vai cuidar das contas, o contador também é o profissional que ajuda a :

  • abrir um negócio: análise econômico-financeira; elaboração do contrato social; registro na junta comercial; emissão dos alvarás e licenças necessárias; inscrição estadual.
  • manter um negócio: planejamento tributário; orientação periódica da situação contábil-fiscal; controle patrimonial.
  • e encerrar um negócio : elaboração do distrato social; verificação da existência de débitos previdenciários; obter o certificado de regularidade do fundo de garantia do tempo de serviço (CRF); baixa na prefeitura e no estado; obtenção das certidões do ministério da fazenda; arquivar os documentos na junta comercial; proceder com a baixa do CNPJ.

A contabilidade precisa ser uma aliada do gestor , pois além de fornecer informações importantes e orientar sobre o cumprimento das exigências fiscais e legais da empresa, a falta da mesma causa grandes malefícios, como crimes fiscais, enormes cargas tributárias, grandes multas, e muitas vezes leva até a falência de uma Organização.

 

 

Sobre o Autor

Gilcarlos Bessa administrator

Deixe uma resposta